sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quem denunciaria Ivete Sangalo?

Texto de Simone Sousa

Sempre que se aproxima o período do carnaval, do verão e das férias há propaganda do Ministério Público do estado da Bahia contra a exploração sexual infanto-juvenil. Afinal, o estado tem um papel a cumprir diante de uma questão tão importante.


Mas a última propaganda que tem como slogan “Quem denuncia também violenta" merece uma reflexão, já que tem como protagonista a "conceituada" cantora Ivete Sangalo. Será que ela é a pessoa mais apta para atuar nessa propaganda? Ela seria uma referência para crianças e adolescentes?


Não é novidade que a cantora canta e dança em seus shows músicas que são repletas de sexualidade como "lobo mau", "chupeta" e "foge mulher maravilha” Na verdade, ela exalta todos os pagodes do momento, não importando-se com o seu conteúdo. Não é novidade também que estas músicas fazem parte do cotidiano das crianças e adolescentes, e que elas podem influenciar na formação de valores destes indivíduos.


As músicas lobo mau, chupeta e foge mulher maravilha apresentam letras e incitam coreografias com forte apelo sexual, que incentivam a erotização infantil, a banalização sexual e a desvalorização da mulher. Não seria uma contradição a utilização de cantora Ivete Sangalo para esta causa?

Nenhum comentário: